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KARAGOZWK - Companhia especializada na arte milenar do teatro de sombras, animação audio-visual para crianças e adultos.
Origem do nome Karagozwk  

Em Bursa cidade extinta do Séc. XIII, durante a construção de uma mesquita, o sultão mandou prender e decapitar dois obreiros, julgando estarem atrapalhando o bom andamento da obra, que deveria ficar pronta bem antes de sua morte. Após este dia tudo ficou muito triste neste lugar, e o sultão arrependido mandou que a corte revivesse o espírito destes dois obreiros utilizarando o teatro de sombras. Um deles se chamava Karagoz e o outro Hacivat. Surgindo assim a primeira expressão não religiosa do teatro de sombras. Esta forma de animação espalhou-se, naquela época pelos países islâmicos como Síria, Turquia e Afeganistão, e Grécia. Sendo conhecido como teatro de karagoz.

O Teatro de Karagoz difundiu-se nos paises islâmicos, tornando-se popular com muitas histórias e grupos "marginais", estando hoje praticamente extinto. Foi só no século XVIII que os jesuítas introduziram o teatro de sombras na França (surgimento da luz elétrica), considerado um dos primeiros protótipos do cinema e da animação com marionetes. Hoje esta arte enquadra-se no gênero de formas animadas.

(THEATRES D'OMBRES Tradition et Modernité - L'Harmattan)
  TEATRO DE SOMBRAS

Definição:
Forma tradicional de teatro de bonecos praticado no oriente, principalmente na Índia, Java, Bali e Malásia. Consiste na manipulação de um boneco de varas, entre uma luz e uma tela, o que faz com que o espectador, sentado diante da tela, veja apenas a sombra do boneco.

Fonte: Dicionário de Teatro - Luiz Paulo Vasconcellos - L&PM



Foto extraída do livro THEATRES D'OMBRES
Tradition et Modernité - L 'Harmattan

Uma forma aproximada do teatro de sombras é praticada na Turquia e na Grécia, embora sem o requinte do espetáculo oriental. No sudoeste asiático os bonecos são figuras planas feitas de couro, na Grécia e Turquia de madeira leve. Em Paris entre 1774 e 1859 existiu um teatro especializado em Teatro de Sombras. Este teatro chamou-se Sombras Chinesas.

Apesar de ser usual O termo "Sombras Chinesas" não temos informacões históricas que comprovem que a China foi o berço desta arte milenar, ficando também a India como hipótese de origem desta forma de animação. Sabemos que, 6.000 antes de Cristo, Chineses e Indianos praticavam teatro de sombras em rituais religiosos recitando poemas épicos, com música e marionetes feitas em couro com sustentação de varas de bambu, iluminadas com "bicos" (lamparinas) de óleo de peixe, que eram projetadas em tecido.

Os espetáculos de sombras, também praticados na Indonésia (Ilha de Java), Malásia, Tailândia, Camboja, inicialmente tinham a duração de 49 dias e 49 noites, depois foram reduzidos para 7 dias e 7 noites.


Jean-Pierre Lescot, mestre na arte de Bonecos de
Sombras (THEATRES D'OMBRES - Tradition et Modernité L 'Harmattan)
Hoje podemos encontrar performances de até uma hora. O artista que executa este trabalho é denominado de "Dalang" e o Boneco de "Wayang". A denominação da região de origem dos Wayangs era colocada após o nome. Exemplo: Wayang Kulit, Wayang Karnataka (regiões da Índia na época). Estes eventos tinham esta duração devido ao volume dos Livros Sagrados "Ramayana e Mahabarata", que trazem ensinamentos narrando aventuras de Deuses, Príncipes e Bravos Guerreiros, em forma de poema épico sendo necessário certo conhecimento da cultura oriental para uma devida interpretação. Também quando uma criança nascia em um dia nefasto, um ritual a libertava de algum mal que pudesse lhe afligir. Os personagens possuem detalhes simbólicos que determinam seus poderes e características, envolvendo chácras, numerologia e mitos.
E assim foi por muito tempo. O teatro de sombras só veio assumir um caráter não religioso no sec.XIII, quando foi levado aos países islâmicos através dos Mongóis que invadiram a China. Parte deste povo, já decadente neste período, migrou para Síria, Turquia e Afeganismo. Foi em Bursa, cidade turca do século XIII que surgiu a forma mais popular do teatro de sombras do mundo árabe: O "Teatro de Karagöz", com conteúdo de crítica social-política, este teatro era realizado nas feiras, à noite, normalmente com um manipulador que controlava tudo (bonecos, texto e sonoplastia).

Na América, encontramos os grupos Karagozwk (Curitiba/PR), Articularte (São Paulo/SP), Teatro Lumbra (Porto Alegre/RS) Cachiporra (Uruguai)e os Sombristas Argentinos (Buenos Aires/AR)
Sergio Ramos, Sonia Viegas, Mercedez do grupo Laconicas(Barcelona/ES) e Marcello Santos (Karagozwk)
 
Alexandre Favero (Teatro Lumbra-RS), Sehsuvar Aktas (Teatro Tiyatrotem-Turquia) e Marcello Santos (Karagozwk)

 

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KARAGOZWK - Companhia especializada na arte milenar do teatro de sombras, animação audio-visual para crianças e adultos.

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