Origem
do nome Karagozwk |
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Em Bursa cidade extinta do Séc. XIII, durante
a construção de uma mesquita, o sultão
mandou prender e decapitar dois obreiros, julgando
estarem atrapalhando o bom andamento da obra, que
deveria ficar pronta bem antes de sua morte. Após
este dia tudo ficou muito triste neste lugar, e o
sultão arrependido mandou que a corte revivesse
o espírito destes dois obreiros utilizarando
o teatro de sombras. Um deles se chamava Karagoz e
o outro Hacivat. Surgindo assim a primeira expressão
não religiosa do teatro de sombras. Esta forma
de animação espalhou-se, naquela época
pelos países islâmicos como Síria,
Turquia e Afeganistão, e Grécia. Sendo
conhecido como teatro de karagoz.
O Teatro de Karagoz difundiu-se nos paises islâmicos,
tornando-se popular com muitas histórias e
grupos "marginais", estando hoje praticamente
extinto. Foi só no século XVIII que
os jesuítas introduziram o teatro de sombras
na França (surgimento da luz elétrica),
considerado um dos primeiros protótipos do
cinema e da animação com marionetes.
Hoje esta arte enquadra-se no gênero de formas
animadas.
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(THEATRES
D'OMBRES Tradition et Modernité - L'Harmattan)
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TEATRO
DE SOMBRAS |
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Definição:
Forma
tradicional de teatro de bonecos praticado no oriente,
principalmente na Índia, Java, Bali e Malásia.
Consiste na manipulação de um boneco
de varas, entre uma luz e uma tela, o que faz com
que o espectador, sentado diante da tela, veja apenas
a sombra do boneco.
Fonte: Dicionário de Teatro - Luiz Paulo Vasconcellos
- L&PM
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Foto extraída do livro THEATRES
D'OMBRES
Tradition et Modernité - L 'Harmattan
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Uma
forma aproximada do teatro de sombras é praticada
na Turquia e na Grécia, embora sem o requinte
do espetáculo oriental. No sudoeste asiático
os bonecos são figuras planas feitas de couro,
na Grécia e Turquia de madeira leve. Em Paris
entre 1774 e 1859 existiu um teatro especializado em
Teatro de Sombras. Este teatro chamou-se Sombras Chinesas.
Apesar de ser usual O termo "Sombras Chinesas"
não temos informacões históricas
que comprovem que a China foi o berço desta arte
milenar, ficando também a India como hipótese
de origem desta forma de animação. Sabemos
que, 6.000 antes de Cristo, Chineses e Indianos praticavam
teatro de sombras em rituais religiosos recitando poemas
épicos, com música e marionetes feitas
em couro com sustentação de varas de bambu,
iluminadas com "bicos" (lamparinas) de óleo
de peixe, que eram projetadas em tecido.
Os espetáculos de sombras, também praticados
na Indonésia (Ilha de Java), Malásia,
Tailândia, Camboja, inicialmente tinham a duração
de 49 dias e 49 noites, depois foram reduzidos para
7 dias e 7 noites. |
Jean-Pierre Lescot, mestre na arte
de Bonecos de
Sombras (THEATRES D'OMBRES - Tradition et Modernité
L 'Harmattan)
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Hoje
podemos encontrar performances de até uma hora.
O artista que executa este trabalho é denominado
de "Dalang" e o Boneco de "Wayang".
A denominação da região de origem
dos Wayangs era colocada após o nome. Exemplo:
Wayang Kulit, Wayang Karnataka (regiões da
Índia na época). Estes eventos tinham
esta duração devido ao volume dos Livros
Sagrados "Ramayana e Mahabarata", que trazem
ensinamentos narrando aventuras de Deuses, Príncipes
e Bravos Guerreiros, em forma de poema épico
sendo necessário certo conhecimento da cultura
oriental para uma devida interpretação.
Também quando uma criança nascia em
um dia nefasto, um ritual a libertava de algum mal
que pudesse lhe afligir. Os personagens possuem detalhes
simbólicos que determinam seus poderes e características,
envolvendo chácras, numerologia e mitos.
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E
assim foi por muito tempo. O teatro de sombras só
veio assumir um caráter não religioso
no sec.XIII, quando foi levado aos países islâmicos
através dos Mongóis que invadiram a
China. Parte deste povo, já decadente neste
período, migrou para Síria, Turquia
e Afeganismo. Foi em Bursa, cidade turca do século
XIII que surgiu a forma mais popular do teatro de
sombras do mundo árabe: O "Teatro de Karagöz",
com conteúdo de crítica social-política,
este teatro era realizado nas feiras, à noite,
normalmente com um manipulador que controlava tudo
(bonecos, texto e sonoplastia).
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Na América, encontramos os grupos Karagozwk (Curitiba/PR),
Articularte (São Paulo/SP), Teatro Lumbra (Porto Alegre/RS)
Cachiporra (Uruguai)e os Sombristas Argentinos (Buenos Aires/AR)
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Sergio
Ramos, Sonia Viegas, Mercedez do grupo Laconicas(Barcelona/ES)
e Marcello Santos (Karagozwk)
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Alexandre
Favero (Teatro Lumbra-RS), Sehsuvar Aktas (Teatro Tiyatrotem-Turquia)
e Marcello Santos (Karagozwk)
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